quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sarampo

O sarampo é uma doença causada pelo vírus do sarampo, um micróbio muito pequeno que se aloja no nariz e garganta, e que se espalha através do sangue. É facilmente transmitida a partir de alguém contaminado; uma criança, por exemplo, pode pegar a doença simplesmente ficando junto a alguém contaminado (por meio da tosse, espirro, fala ou até da respiração).

Quais os sintomas?

Na primeira semana, a pessoa infectada não demonstra nenhum sintoma. Esse período é chamado de fase de incubação.

Passada esta fase, o sarampo começa a aparecer como se fosse uma gripe e em seguida, a boca fica sensível e ferida, a sensibilidade à luz aumenta e a pessoa pode ter diarréia. Após três dias, a febre passa e surgem manchinhas brancas dentro da boca, como grãos de sal, o que caracteriza a segunda fase da doença.

Com mais alguns dias, inicia-se a terceira fase: a febre volta e aparecem bolhas vermelhas pelo corpo todo: atrás das orelhas, no rosto, nos braços e pernas.

Após essa erupção na pele, a pessoa geralmente sente-se melhor. As bolinhas duram cerca de 5 dias e se, nesta fase, a febre persistir pode-se suspeitar da ocorrência de alguma complicação. Se isso acontecer, o médico deverá ser consultado. Não havendo complicações, o sarampo dura cerca de uma semana a dez dias, e todos os seus sintomas desaparecem naturalmente.

Como também há outras doenças em que aparecem bolhas vermelhas na pele (rubéola, dengue, escarlatina), é preciso ter cuidado na hora do diagnóstico.

Como prevenir?

O sarampo ainda é uma das principais causas de morte entre as crianças do mundo, principalmente em países onde não há suficientes vacinações, mas pode ser facilmente prevenido através das vacinas, além de alguns cuidados necessários como manter a pessoa infectada isolada para não contaminar outras.

Até a descoberta da vacina contra o sarampo, quase todas as pessoas já o haviam contraído até os 15 anos. Por isso, muitos pensam que é uma doença de crianças, embora os adolescentes e adultos também possam contraí-la. Nos países que conseguem vacinar quase todas as suas crianças, praticamente não existem mais casos da doença.

Considerando que o sarampo é um grave problema de saúde pública, embora de fácil combate (basta vacinar as crianças), o governo brasileiro iniciou uma grande campanha a partir de 1992, colocando em execução um plano para a erradicação dessa doença até o ano 2000.

Por: Ana Lídia Castro

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.