quarta-feira, 28 de maio de 2008

malária


Malária é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pelo mosquito Anopheles.
A malária mata três milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da AIDS, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. É a principal parasitose tropical e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países. Ainda não há vacina eficaz contra a doença, então a melhor medida para prevení-la é a erradicação do mosquito transmissor.

Transmissão

(Fêmea de Anopheles alimentando-se de sangue humano)

A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles e ocorre geralmente em regiões rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente em periferias. Os mosquitos têm maior atividade durante o período da noite. Contaminam-se ao picar os portadores da doença, tornando-se o principal transmissor desta para outras pessoas.
O mosquito da malária só sobrevive em áreas que apresentem médias altas de temperatura e umidade. Só os mosquitos fêmeas picam o homem e alimentam-se de sangue. Os machos vivem de seivas de plantas. As larvas se desenvolvem em águas paradas, principalmente durante as chuvas.

Sintomas
A malária caracteriza-se inicialmente por sintomas simples por vários dias, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas.
Mais tarde, começam acessos periódicos de calafrios e febre intensos. Estas crises, mais frequentes ao cair da tarde, iniciam-se com subida da temperatura. São seguidas de palidez da pele e tremores violentos durante 15 minutos a uma hora. Depois eles cessam e seguem-se horas de febre a 41°C, terminando em vermelhidão da pele e muito suor. O doente sente-se perfeitamente bem depois e até à crise seguinte, dois a três dias depois. Se a infecção for malária maligna, pode haver sintomas adicionais mais graves como: choque circulatório, desmaios, convulsões e delírios. A morte pode ocorrer a cada crise de malária maligna.

Epidemias
É uma das doenças mais importantes para a humanidade, devido ao seu impacto e custos, e é um grande problema para os países atingidos, principalmente na África. A malária existe potencialmente em todas as regiões onde existem humanos e mosquitos Anopheles em quantidade suficiente, o que inclui todas as regiões tropicais e muitas subtropicais. Hoje em dia, a África é muito atingida. Na América existe em toda a região central e norte da América do Sul, incluindo mais de metade do território do Brasil (todo o Nordeste e Amazônia). Na Ásia está presente em parte do território. A malária já existiu mas foi erradicada no século XX da região mediterrânea, incluindo Sul da Europa e dos EUA.
Há, todos os anos, 300 a 500 milhões de casos da malária, dos quais mais de 90% na África, a maioria sem mortes, mas resultando em enfraquecimento e perda de dias de trabalho significativos. Ela mata, contudo, cerca de 2 milhões de pessoas em cada ano.

Por: Ana Lídia Castro

Nenhum comentário: