quinta-feira, 29 de maio de 2008

Avitaminoses - Escorbuto

Sintomas:Gengivas arroxeadas , lábios ressecados
Modo de contração:Não consumido vitamina C
Precauções:Comer frutas ricas em vitaminas C(cítricas);Manter-se hidratado.



Por: Vitor Gurgel

quarta-feira, 28 de maio de 2008

malária


Malária é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pelo mosquito Anopheles.
A malária mata três milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da AIDS, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. É a principal parasitose tropical e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países. Ainda não há vacina eficaz contra a doença, então a melhor medida para prevení-la é a erradicação do mosquito transmissor.

Transmissão

(Fêmea de Anopheles alimentando-se de sangue humano)

A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles e ocorre geralmente em regiões rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente em periferias. Os mosquitos têm maior atividade durante o período da noite. Contaminam-se ao picar os portadores da doença, tornando-se o principal transmissor desta para outras pessoas.
O mosquito da malária só sobrevive em áreas que apresentem médias altas de temperatura e umidade. Só os mosquitos fêmeas picam o homem e alimentam-se de sangue. Os machos vivem de seivas de plantas. As larvas se desenvolvem em águas paradas, principalmente durante as chuvas.

Sintomas
A malária caracteriza-se inicialmente por sintomas simples por vários dias, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas.
Mais tarde, começam acessos periódicos de calafrios e febre intensos. Estas crises, mais frequentes ao cair da tarde, iniciam-se com subida da temperatura. São seguidas de palidez da pele e tremores violentos durante 15 minutos a uma hora. Depois eles cessam e seguem-se horas de febre a 41°C, terminando em vermelhidão da pele e muito suor. O doente sente-se perfeitamente bem depois e até à crise seguinte, dois a três dias depois. Se a infecção for malária maligna, pode haver sintomas adicionais mais graves como: choque circulatório, desmaios, convulsões e delírios. A morte pode ocorrer a cada crise de malária maligna.

Epidemias
É uma das doenças mais importantes para a humanidade, devido ao seu impacto e custos, e é um grande problema para os países atingidos, principalmente na África. A malária existe potencialmente em todas as regiões onde existem humanos e mosquitos Anopheles em quantidade suficiente, o que inclui todas as regiões tropicais e muitas subtropicais. Hoje em dia, a África é muito atingida. Na América existe em toda a região central e norte da América do Sul, incluindo mais de metade do território do Brasil (todo o Nordeste e Amazônia). Na Ásia está presente em parte do território. A malária já existiu mas foi erradicada no século XX da região mediterrânea, incluindo Sul da Europa e dos EUA.
Há, todos os anos, 300 a 500 milhões de casos da malária, dos quais mais de 90% na África, a maioria sem mortes, mas resultando em enfraquecimento e perda de dias de trabalho significativos. Ela mata, contudo, cerca de 2 milhões de pessoas em cada ano.

Por: Ana Lídia Castro

terça-feira, 27 de maio de 2008

Vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas, presentes em pequena quantidade nos alimentos naturais, essenciais para o metabolismo normal e cuja carência na dieta pode causar doenças. Não podem ser sintetizadas pelo homem, pelo menos em quantidades apreciáveis. A deficiência de vitaminas é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso também pode trazer problemas, nos casos das vitaminas liposolúveis, de mais difícil eliminação, e é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.
Vitaminas lipossolúveis são aquelas que se dissolvem em lipídios.Com a falta destas vitaminas, doenças aparecerão. São elas:
* Falta de vitamina K - Hemorragias (dificuldade na coagulação sangüínea)

* Falta de vitamina E - Em crianças: irritabilidade, edemas e anemia hemolítica;
Em adultos: apatia, irritabilidade, diminuição do desempenho sexual e fraqueza muscular.

* Falta de vitamina D - Raquitismo (ossos e dentes fracos e defeituosos) e osteomalacia (enfraquecimento dos ossos)

* Falta de vitamina A - Cegueira noturna, xeroftalmia e xerodermia.

De: Marina Pires

Notícia

A pesquisadora Cristiane Sampaio de Mara conseguiu diferenciar, a partir de células-tronco do sangue do cordão umbilical, as células responsáveis pela formação da cartilagem. A pesquisa, coordenada pelo médico reumatologista e professor do Departamento de Clínica Médica da FCM Ibsen Bellini Coimbra, abre novas perspectivas para o tratamento da artrose, hérnia de disco e lesões em atletas.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
Em nosso País, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram o avanço da doença desde sua reintrodução, em 1976. Essa reintrodução não conseguiu ser controlada com os métodos tradicionais. Por isso, o controle proposto pelo Programa Nacional de Controle da Dengue trouxe mudanças efetivas em relação aos modelos anteriores e, hoje, o controle da transmissão do vírus da dengue se dá essencialmente no âmbito coletivo e exige um esforço de toda a sociedade.
No período de janeiro a março de 2008, 120.413 casos de dengue clássica, 647 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e a ocorrência de 48 óbitos.


Por: Renata Oliveira

Pelagra:

Pelagra é uma doença causada pela falta de niacina (ácido nicotínico ou vitamina B ou vitamina PP) e/ou de aminoácidos essenciais, como o triptofano. É conhecida por seus três sintomas que começam com a letra D. São eles: o aparecimento de uma cor escura na pele (Dermatite), que fica seca e áspera. Mais tarde aparecem Diarréias e alterações mentais (Demência); também conhecida como doença dos três D's. O nome 'vitamina PP' faz referência à ação Preventiva à Pelagra. Na antiga Europa esta doença propagou-se quando a farinha de milho começou a substituir a de trigo, por volta de 1700. A vitamina PP não se faz presente na farinha de milho. Atualmente é uma afecção infreqüente, sendo a causa mais comum o alcoolismo.

Por:Clarissa Oliveira

Beribéri

O beribéri é uma doença provocada pelo fungo Penicillium citreonigrun que através da liberação da toxina citreoviridina inibe a absorção de vitamina B1 pelo organismo. Provocando fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Pode afetar o coração, dando origem a uma cardiomiopatia por deficiência nutricional chamada de Beribéri cardíaco.

A cura da doença se dá pela admistração da vitamina B1, corrigindo assim a sua carência. São alimentos ricos em tiamina: cereais em grão, leite, legumes, ovos, peixes e plantas e na redução da ingestão do álcool, já que este dificulta a absorção da vitamina. O Beribéri é um tipo específico de Polineurite. (inflamação que acomete vários nervos concomitantemente). No tratamento desta doença, vemos a importância de uma intervenção fisioterapêutica cardiorrespiratória, já que o paciente apresenta dificuldades respiratórias devido a alterações musculares, levando o indíviduo a um grande encurtamento muscular que ainda acarreta grandes dificuldades de deambulação e realização das atividades da vida diária.

Por:Clarissa Oliveira

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sarampo

O sarampo é uma doença causada pelo vírus do sarampo, um micróbio muito pequeno que se aloja no nariz e garganta, e que se espalha através do sangue. É facilmente transmitida a partir de alguém contaminado; uma criança, por exemplo, pode pegar a doença simplesmente ficando junto a alguém contaminado (por meio da tosse, espirro, fala ou até da respiração).

Quais os sintomas?

Na primeira semana, a pessoa infectada não demonstra nenhum sintoma. Esse período é chamado de fase de incubação.

Passada esta fase, o sarampo começa a aparecer como se fosse uma gripe e em seguida, a boca fica sensível e ferida, a sensibilidade à luz aumenta e a pessoa pode ter diarréia. Após três dias, a febre passa e surgem manchinhas brancas dentro da boca, como grãos de sal, o que caracteriza a segunda fase da doença.

Com mais alguns dias, inicia-se a terceira fase: a febre volta e aparecem bolhas vermelhas pelo corpo todo: atrás das orelhas, no rosto, nos braços e pernas.

Após essa erupção na pele, a pessoa geralmente sente-se melhor. As bolinhas duram cerca de 5 dias e se, nesta fase, a febre persistir pode-se suspeitar da ocorrência de alguma complicação. Se isso acontecer, o médico deverá ser consultado. Não havendo complicações, o sarampo dura cerca de uma semana a dez dias, e todos os seus sintomas desaparecem naturalmente.

Como também há outras doenças em que aparecem bolhas vermelhas na pele (rubéola, dengue, escarlatina), é preciso ter cuidado na hora do diagnóstico.

Como prevenir?

O sarampo ainda é uma das principais causas de morte entre as crianças do mundo, principalmente em países onde não há suficientes vacinações, mas pode ser facilmente prevenido através das vacinas, além de alguns cuidados necessários como manter a pessoa infectada isolada para não contaminar outras.

Até a descoberta da vacina contra o sarampo, quase todas as pessoas já o haviam contraído até os 15 anos. Por isso, muitos pensam que é uma doença de crianças, embora os adolescentes e adultos também possam contraí-la. Nos países que conseguem vacinar quase todas as suas crianças, praticamente não existem mais casos da doença.

Considerando que o sarampo é um grave problema de saúde pública, embora de fácil combate (basta vacinar as crianças), o governo brasileiro iniciou uma grande campanha a partir de 1992, colocando em execução um plano para a erradicação dessa doença até o ano 2000.

Por: Ana Lídia Castro