quarta-feira, 30 de abril de 2008

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica

A vazão do Amazonas corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da terra.

. O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas. Trata-se do pirarucu, que atinge até 2,5 metros de comprimento, pesando 250 quilos.

. Aproximadamente 15% da floresta amazônica original já foi destruída e o Governo estima que esse percentual chegue a 25% até 2020.

. O Parque Nacional do Jaú, criado em 1986, é o terceiro maior parque de floresta tropical do mundo, com área total superior à do estado de Sergipe (22.720 km2).

. Os métodos tradicionais de extração de madeira causam grande desperdício de árvores com valor comercial para cada árvore extraída. O manejo florestal reduz a perda em quase 50%.

. A regeneração da floresta é mais rápida nas áreas manejadas; há evidências de que o manejo reduz pela metade o tempo necessário para uma segunda extração em florestas já exploradas.

. A vitória-régia (victoria amazonica) é um dos símbolos da Amazônia. Algumas chegam a medir 2 metros de diâmetro.

. O maior animal da Amazônia é o peixe-boi, que pode atingir o peso de meia tonelada, com 3 metros de comprimento.

. A sucuri da Amazônia chega a medir 10 metros de comprimento.

. Em comparação com os demais biomas brasileiros, a Amazônia é o que detém o maior número de áreas de proteção integral (26) e também o maior percentual de florestas oficialmente protegidas (3,2% da área total do bioma). No entanto, apenas 0,38% da área dos parques e reservas hoje existentes na Amazônia está minimamente protegida de fato, pois não foram implementados ou encontram-se muito próximos a cidades.


Por: Roberta

Reino Animal

Mais antigos

Os animais passaram do mar a terra há 414 milhões de anos. Os primeiros animais terrestres do mundo incluem dois tipos de centípedes e uma pequena aranha encontrada entre restos de plantas.

Mais barulhento


O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbe. Seus gritos assustadores foram descritos como um misto de latido de cão e zurro de asno. Ampliado mil vezes, seus gritos podem ser ouvidos a até 5 km de distância.

Mais fortes

Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.

Mordida mais forte

Um tubarão pardo de 2 m de comprimento pode exercer uma força de 60 kg entre suas mandíbulas, o equivalente a uma pressão de t/cm2 nas pontas dos dentes. Apesar de não terem medido as mordidas de tubarões maiores, como o tubarão branco, deve ser ainda mais forte.

Olfato mais aguçado

O olfato mais aguçado existente na natureza é o do macho da mariposa imperador que, segundo experimentos feitos na Alemanha, em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 km contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.

Mais venenosos

Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológicas mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.

Menores

O morcego possui uma envergadura de cerca de 20 cm e comprimento entre 2,9 e 3,3 m, pesando de 1,7 a 2,0 g. Esse tipo de espécie é encontrada apenas em cerca de 21 cavernas calcárias do Rio Kwae Roi, no sudoeste da Tailândia.

Tema: Corpo Humano!

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células e regula a temperatura.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, do suor e da respiração.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Todos nós temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos com apenas 206.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Uma pessoa normal tem por volta de 1.460 sonhos por ano.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Uma piscadela de olho dura, em média, um décimo de segundo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Os seios pesam, em média, 250 gramas cada um.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Numa vida, um ser humano passa em média 8 anos em filas de espera.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebe realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebe é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Os Humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pêlos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sanguíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O corpo possui pequenos ossos que, um dia, fizeram parte de uma cauda (cócxis) e de músculos inoperantes que serviam para movimentar as orelhas. São chamados órgãos vestigiais.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Cerca de 321.000 km de vasos transportam o sangue por todo o corpo de um adulto.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Existem 5 milhões de glóbulos vermelhos e 10 mil glóbulos brancos em cada gota de sangue.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Os bebês conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e mais grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Durante o tempo que demoraste a ler esta frase, 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 vezes.




Por:Larissa Dias

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Divisão dos grupos

Tema: BIOLOGIA

Administração: Cintia, Lara, Letícia, Laísa, Renato, Leonardo e Natasha.
Curiosidade: Larissa Bezerra, Gabriela Bruno, David, Ana Clara, Larissa Dias, Vanessa, Marina F., Maria , Clara e Roberta.
Assunto das Aulas: Junior, Heloá, Afonso, Marina P (T), Vanessa (T), Amanda (T)Bayron .
Revisão: Vinicius Bruno, Yuri, Rodrigo, Gustavo, Marcus Vinicius e Marcelo.
Doenças: Renata, Ana Lidia, Carol, Luciana, Tales, Victor, Clarissa e Ruth.
Notícias: Hanna, Gabriela Soligo, Tércia, Isabella, Mayra, Séfora e Jéssica.


Aqueles que não se apresentaram estarão sem nota no final da etapa!!